sábado, 9 de maio de 2009

Pintura e Revolução



Refletindo sobre os 400 anos da astronomia, que comemoramos em 2009, resolvi levantar uma discussão e reflexão de como as percepções e produções artísticas podem ser um intrumento muito importante para expor e representar ideias. Com certeza o personagem central de toda esta história é Galileu Galilei, grande cientísta que revolucionou tanto a maneira de fazer ciência e a maneira de ver o céu.
Se lembrar a história, a concepção de Aristóteles previa que a Lua era um corpo celeste perfeito, ideia esta adotada ferroneamente pela Igreja Católica e defendida durante toda idade das trevas.
Com os estudos de Galileu e seu melhoramento do telescópio, Galileu foi capaz de perceber nuances e texturas na Lua que antes nenhum ser humano jamais tinhas visto, o que não tirou sua beleza, pelo contrário a tornou mais bela e intrigante exatamente aos 400 anos atrás em 1609.


Desenho da Lua por Galileu



Porém o mais interesante desta história (ao meu ver) para nós futuros profs de Artes é que todo este registro de sua visão Galileu não fez escrito mas sim em aquarelas! deste modo a ciência se utilizou da arte para dar voz a sua mente e Galileu surpreendeu dando mostras de possuia uma veia artística por: 1) ter percepções de profundidade e textura em seu olhar para a Lua, coisa que só a visão através do telescópio não garantia; 2) representar bonissimamente aquilo recente, novo e intrigante que havia visto.


Aquarelas pintadas por Galileu



Portanto pessoal a grande conclusão que chego é que para ser um um gênio como Galileu e revolucionar a humanidade, não basta ser um exelente cientista é preciso também ter a alma de artista!


Comentem!!!!

3 comentários:

  1. Amei Camila!!! Logo nós iremos revolucionar também... Seguindo a linha de seu pensamento, poderíamos fazer uma reflexão sobre "neuroarte", que é uma invenção recente que congrega uma série de expressões associadas a artes plásticas e neurociências. É possível buscar uma explicação neurológica para a arte e também criar um tipo de arte que se apropria de elementos gráficos da neurocências. É a arte de mãos dadas com a ciência. Não é fantático???

    ResponderExcluir
  2. Essas moças me dão tanto orgulho, com seus debates da pá virada! depois desse, e do empenho geral que vi aqui, acabei de promover vocês a administradoras do blog. Divirtam-se! Espero que o poder tecnológico e comunicacional lhes dê mais asas, e (não) suba à cabeça ahahhahah
    Não vão fazer nenhuma besteira, heim? Só melhorias...

    bjss

    ResponderExcluir
  3. Viu como não estou perdida....posso ser química e artista ao mesmo temp...huuhuhuh

    ResponderExcluir