segunda-feira, 4 de maio de 2009

O Museu do Louvre e a Cultura Ocidental

O Museu do Louvre e a Cultura Ocidental




Durante minhas pesquisas a este renomado museu e a cultura ocidental, pude descobrir caracteristicas e curiosidades das quais citarei algumas abaixo:

* Museu do Louvre está instalado no Palácio do Louvre, em Páris, França.

* A história do museu inicia-se em 1692: quando Luíz XIV ordenou a criação de galerias de esculturas antigas na sala das cariátides. (Para matar a curiosidade de o que é cariátide : http://pt.wikipedia.org/wiki/Cariátides)


* Desde 1692 até 2000 (308 anos de modifcações), ouve a inclusão de diversas obras, galerias, acervos. Não somente estagnados em pinturas, mas abrangendo uma área amplificada da história ocidental como:


- Artes Decorativas: departamento que cobre desde a Idade Média até meados do século XIX, onde encontram-se obras confiscadas na Revolução e outras oriundas da Basílica de Saint-Denis.


- Antiguidades Egípcias: com mais de 50 mil objetos, abrange desde de o Antigo Egito até a arte copta (A arte copta é a arte dos povos cristianizados no Egito, que se desenvolveu entre os séculos IV e VII), incluindo os períodos helenístico, romano e bizantino, e seu conjunto oferece uma ampla visão da cultura e sociedade egípcias em todos os seus aspectos. Departamento criado por volta de 1826.


- Arte grega, romana e etrusca: Sua coleção inclui peças de toda a região do Mediterrâneo desde o Neolítico até o Helenismo, passando pela civilização cicládica e a cultura cipriota.Pontos altos deste vasto departamento são a Dama de Auxerre, a Vitória de Samotrácia, a Vênus de Milo, os retratos de Agripa, Marcellus e MarcoAurélio, o Gladiador Borghese, o Apolo de Piombino, a Diana de Versalhes, o Hermes amarrando as sandálias, e o vaso Hércules e Anteu, de Eufrônio.


- Arte islâmica: É o departamento mais recente do museu, mas sua coleção de mais de 6 mil itens cobre 13 séculos de história da arte islâmica da Europa, Ásia e África, entre vidros, metais, madeiras, tapetes, cerâmicas e miniaturas.


Um breve comentário: o próximo item chamou muito minha atenção pois além da arte ocidental, o Museu do Louvre abrange também uma pequena área da arte oriental, o que chamam de Oriental Próximo.


- Antigüidades do Oriente Próximo: Este departamento se concentra na história e arte do Oriente Próximo desde as primeiras civilizações até antes da presença muçulmana na região, e seu desenvolvimento acompanhou o desenvolvimento da arqueologia oriental na França. A coleção é particularmente notável pelas peças da Suméria e da cidade de Akkad, como a Estela dos Abutres, as estátuas de Gudea e de Ebih-il, touros alados de Khorsabad, capitéis tauromorfos e painéis de azulejos esmaltados de Susa, e o Código de Hamurabi.


- Pintura: Sua grande coleção de pinturas enfatiza a arte francesa, que compõe cerca de dois terços do total, mas as seções de pintura do norte da Europa e da Itália são extremamente significativas. O conjunto começou a ser reunido por Francisco I, ainda no tempo em que o Louvre era uma fortaleza, com a aquisição de obras-primas de Rafael e Michelangelo, além de ter atraído Leonardo da Vinci para sua corte. Este departamento foi subdividido em três áreas: seção de pinturas francesas; seção de pinturas do norte da europa e a seção de pinturas italianas onde enconta-se a famosa Mona Lisa.


- Gravuras e Desenhos: A origem deste grande departamento, com mais de 100 mil peças, está nas coleções reais. Foi sendo aumentado com aquisições e doações, e foi primeiro aberto ao público em 1797. Hoje está organizado nas seguintes seções: o antigo Cabinet du Roi e seus acréscimos posteriores; as gravuras em metal, e a grande doação de Edmond de Rothschild, com mais de 40 mil obras, hoje exibidas no Pavilhão de Flora.


- Esculturas: Concentrado nas peças de escultura criadas antes de 1850 que não se enquadram no departamento de antigüidades etruscas, gregas e romanas. Se acervo primitivo era de apenas 100 obras, porém com seu avança hoje tem muito mais.


* Espanção: Em 2004 o Louvre iniciou um programa de expansão extra-muros, a fim de aliviar o excesso de obras depositadas no complexo principal, abrindo então alguns museus-satélite. As cidades escolhidas foram Lens, para onde está prevista a instalação de cerca de 600 obras, e em 2007 foi selecionada Abu-Dabi, nos Emirados Árabes, que deve inaugurar a sua sucursal do Louvre em 2012 em troca de 1,3 bilhões de dólares americanos, recebendo de 200 a 300 obras de arte do Louvre e de outros museus franceses em caráter rotativo.

* O Museu do Louvre no ano de 2007, foi designado o museu mais visitado no mundo, com 8,3 milhões de habitantes.

O Louvre é um dos museus mais famosos no mundo, onde conté obras das quais estão estagnadas, e outras das quais circulam pelo mundo todo, para que todos tenham a possibilidade de conhece-las.


Abaixo um breve significado de cultura ocidetal:

... "Cultura ocidental
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Entende-se a cultura ocidental como o conjunto de todas as manifestações culturais desenvolvidas ao longo da evolução histórica da Civilização Ocidental. Neste sentido, o Ocidente não é visto apenas como uma mera regionalização mundial obtida do ponto de vista geográfico, mas um conceito mais amplo, relativo mesma a uma certa idéia de sociedade que foi vista e celebrada pelos povos ocidentais. Acredita-se que este tipo de sociedade tem suas mais profundas raízes na Civilização grega, considerada fundadora do pensamento e da cultura ocidentais.
Eventualmente, a expressão é usada para se referir à idéia do ocidentalismo, ou mesmo do
eurocentrismo."...

...E por enquanto é isso pessoal! ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário