domingo, 3 de maio de 2009

Museu do Louvre

Uma das maravilhas do mundo das artes.


O Louvre é o maior museu de arte ocidental. Sistematiza coleções de sucessivos monarcas da França conforme divisão historicista recentemente reformada. Situa-se em um edifício simbólico de Paris, cuja construção foi iniciada por Felipe Augusto, no século 13. Sobreviveu ao período revolucionário, foi agrandado por imperadores e hoje recebe, comodamente, o público multitudinário do século 21.
A torre original do castelo fortificado ainda pode ser adivinhada nas ruínas subterrâneas, abertas à visitação. Desde sempre, entre tais muros se guardaram tesouros. Conforme cresciam os reis Capetos e se unificavam os domínios francos, maiores eram os estoques de preciosidades.
Porém o colecionismo de arte começou com o renascentista Francisco 1º. O monarca ganhou 24 estátuas e vários bustos, que foram alojados em outra residência, a de Fontainebleau.
Foi lá também que os regentes franceses ganharam o gosto italiano pelas reinterpretações modernas dos cânones de beleza antiga: em Fontainebleau situa-se a primeira galeria francesa, de 1528, um tipo de cômodo que havia sido recentemente criado em Roma para acolher coleções arqueológicas latinas mescladas a obras do século 15 e 16. Desde então, acumularam-se em gabinetes riquezas de culturas tidas clássicas, como a mesopotâmica, a egípcia, a grega, a etrusca, a romana.
Assim, as peças arqueológicas começaram a ser agrupadas no Louvre para funcionar em coordenação com os ateliês dos artistas pagos pelo rei, pois a cópia dos antigos era requisito entre artistas educados, como apreciamos nos quadros de Poussin (1594-1665).
Tais pintores, escultores, artesãos e tapeceiros do Estado alojavam-se sob a Grande Galeria (1595) que margeia o rio, e seu agrupamento deu origem à Academia Francesa de Belas-Artes.
O esclarecimento dos reis franceses exprimiu-se na reforma de Luís 14: a antiga fortificação à beira do Sena cedeu lugar a um edifício quadrado, com grandes colunatas externas no piano nobile, ainda visíveis da praça do Louvre.
Durante o século 18, houve pressões para a abertura do acervo régio ao público. A Academia já mantinha no Louvre uma bienal de arte desde 1699.
Mas apenas com a Revolução Francesa as coleções reais foram exibidas em conjunto, com a transformação do Louvre em Museu da República, em 1793.
O século 19 adicionou alas ao palácio. Alguns locais mantêm a decoração dos tempos de Napoleão 3º. Através das janelas cobertas de rendas, entrevemos o jardim das Tulherias como uma paisagem dos impressionistas, cujos quadros encerram o desfile das idades representadas ali.

Um passeio pelo Museu do Louvre é parada obrigatória de quem vai à Paris. É um recanto que agrada tanto aos amantes da arte como às pessoas comuns que, depois de um dia passeando pelo museu torna-se um apaixonado por arte.



O museu é grandioso e une o antigo ao moderno e contemporâneo. Ao começar pela sua entrada pela Pirâmide com 21 metros de altura e 200 toneladas de vidro e vigas.Existe um robô, preparado para este fim, que se encarrega de efetuar a limpeza da pirâmide semanalmente. O prédio foi construído entre 1852 e 1857, durante Napoleão III, sendo de 1871 a 1989 o Ministério da Fazenda.




Quando se chega ao museu logo na entrada é fornecido um mapa (existe em várias línguas) para nos direcionarmos dentro do museu. Os visitantes podem seguir por três direções: Sully, Richelieu e Denon. Estas três regiões correspondem as três alas do edifício e levam os nomes de três grandes funcionários do estado: Sully (ministro da fazenda de Henry IV), Richelieu (ministro de Luis XIII) e Denon (primeiro ministro do museu central de arte durante Napoleão I. Existem também 04 níveis ( subterrâneo e do primeiro ao terceiro andar) e o mapa contém as sessões dentro do museu divididas em Antiguidades Orientais, Egípcias , Gregas, Romanas, esculturas e Louvre medieval..
Milhares de visitantes passam todos os dias e não conseguem deixar de admirar o quadro tão enigmático, onde a protagonista possue em seus lábios aquele famoso sorriso de indefinível tristeza onde temos a impressão que sua expressão muda constantemente. A modelo ficou muito tempo no mais absoluto mistério, porém , atualmente acredita-se que se trata de Lisa Gherardini, proveniente de uma família rica de mercadores e era casada com Francesco Giocondo.



Em um dia , com um bom planejamento você poderá conhecer as principais obras do museu.O endereço oficial do museu do Louvre é http://www.louvre.fr,onde você poderá fazer uma visita virtual em francês, inglês ou espanhol e poderá também adquirir ingressos para entrada no museu antecipadamente,assim como consultar o mapa do museu e a fotografia de algumas obras.



Em 2004 o Louvre iniciou um programa de expansão extra-muros, a fim de aliviar o excesso de obras depositadas no complexo principal, abrindo então alguns museus-satélite. As cidades escolhidas foram Lens, para onde está prevista a instalação de cerca de 600 obras, e em 2007 foi selecionada Abu-Dabi, nos Emirados rabes que deve inaugurar a sua sucursal do Louvre em 2012em troca de 1,3 bilhões de dólares americanos, recebendo de 200 a 300 obras de arte do Louvre e de outros museus franceses em caráter rotativo .


Contatos e Funcionamento:
Cour Napoléon, s/nº. Funciona às segundas, às sextas, aos sábados e domingos, das 9h às 18h45; e às quartas e às quintas, das 9h às 21h45; fecha às terças. Ingressos: a partir de 6; tel.: 00/ xx/33/1/4020-5317

2 comentários:

  1. Erick! Pus umas imagens no seu post, para ficar mais legal? O que achou? Você já aprendeu a fazer isso? Espero que sim e que poste muitas coisas aqui...

    bjss

    ResponderExcluir
  2. Ha!!Gostei sim deu um upgrade no trabalho,ja aprendi sim!!
    beijos

    ResponderExcluir