domingo, 10 de maio de 2009

Museu Nacional de Belas Artes e Museu Oscar Niemeyer (Curitiba)

Durante nosso trabalho feito com museus nos agrupamos e tentamos encontrar semelhanças e diferenças em nossas "visitas" aos museus que escolhemos. Ao me agrupar, eu, que até o momento não tinha escolhido museu algum, visitei o Museu Nacional de Belas Artes, que foi oficialmente criado em 13 de janeiro de 1937 mas iniciou bem antes, quando D. João IV veio para o Brasil e trouxe consigo um conjunto de obras de arte que, aos poucos, foi aumentando com outras contribuições e se tornou então, o Museu Nacional de Belas Artes, que hoje reune 16.088 obras.

No site existem coleções de desenho, gravura, pintura e escultura, brasileiras e estrangeiras e também arte africana, com dez destaques de cada, que são trocados periodicamente.

Porém devido ao fato da visita que faremos juntos, fiquei mais curiosa em relação ao Museu Oscar Niemeyer de Curitiba, a visita virtual é muito interessante, mas estou muito anciosa para fazê-la pessoalmente (espero que todos estejam também). Este museu foi criado em 2002 e reune peças do Museu de Arte do Paraná (MAP) e do acervo extinto do Banco do Estado do Paraná (Banestado). Hoje o museu possui aproximadamente 2 mil peças e mais de 17 mil metros quadrados. À frente do prédio principal (antes sede de secretarias de Estado e chamado de Edifício Presidente Castelo Branco) localiza-se o grande Olho, projetado por Niemeyer, ele é ligado internamente ao prédio principal, fazendo assim uma ligação entre o passado e o presente, o Moderno e o Contemporâneo.

O texto de Boudieu nos leva a pensar em como agir durante esta visita que faremos e também em visitas anteriores, no que fizemos e porque fizemos. Como acadêmicos de Artes espero que esta visita nos faça por em prática conceitos e idéias que aprendemos durante nossas aulas e nos dar a luxo de "disperdiçar" um pouco de nosso tempo analisando e procurando entender ou talvez, nem entender mas "sentir" as obras que veremos. Pois agora já temos um certo grau de autonomia, limitado (admito) para olhar além do bonito e do feio.


Para olhar as exposições que veremos em nossa visita ou fazer uma visita virtual aqui está o site:
http://www.museuoscarniemeyer.org.br/index.html

Para visita virtual ao Museu Nacional de Belas Artes:
http://www.mnba.gov.br/abertura/abertura.htm

2 comentários:

  1. Fiquei realmente fascinado, não somente pelo fato de visualizar o olho em 1º plano, mas também de apreciá-lo, sabendo que fora o próprio Niemeyer que o projetou. Deve ser lindo por dentro ;)

    ResponderExcluir
  2. Esse museu é maravilhoso e é um privilégio tê-lo numa cidade próxima! Espero que vocês o visitem muitas e muitas vezes, pois sempre rolam ótimas atividades e exposições por lá...

    ResponderExcluir