sexta-feira, 1 de maio de 2009

Museu de Qatar

Com mais de 800 peças e cerca de 35 mil metros quadrados de área, foi inaugurado neste sábado (22), em Doha, no Catar, o maior museu de arte islâmica do mundo, em cerimônia com fogos de artifício, segundo a agência oficial de notícias "QNA".

O edifício abriga uma coleção de mais de 800 peças procedentes da Europa, Ásia e o Oriente Médio, muitas das quais se expõem pela primeira vez. A rede de televisão "Al Jazira" mostrou imagens da cerimônia de inauguração que esteve ambientada com um castelo de fogos de artifício.

O museu, de cinco plantas e uma superfície de 35.535 metros quadrados, foi desenhado pelo arquiteto chinês naturalizado americano Ieoh Ming Pei, vencedor do prêmio Pritzker em 1983.

A construção, que tem forma cúbica, mistura elementos islâmicos e ocidentais, e está inspirada na fonte para efetuar as lavagens antes de rezar que se encontra na mesquita de Ibn Tulum, do século 9, no Cairo.

Durante a próxima semana, uma série de atos para celebrará a inauguração do museu, que será aberto ao público em 1º de dezembro.



Foto: Karim Jaafar/AFP
Inauguração dp Museu de Arte Islâmica de Doha neste sábado (22) reúne cerca de mil convidados (Foto: Karim Jaafar/AFP)



Foto: Karim Jaafar/AFP
Visitantes circulam pelo Museu de Arte Islâmica de Doha, inaugurado neste sábado (22) (Foto: Karim Jaafar/AFP)



Foto: Karim Jaafar/AFP
Rico em pretóleo, mas sem grandes sítios arqueológicos, o Qatar investe na compra de relíquias e obras de arte para enriquecer seus museus (Foto: Karim Jaafar/AFP)

Um comentário:

  1. Esses posts dão uma vontade da gente viajar o mundo todo, não é? ai ai (suspiros)

    Valeu, Lu, por mais essa colaboração!

    ResponderExcluir